O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Novembro Negro

3º Novembro Negro (2024)

Vozes que enfrentam: da resistência à denúncia

Campanha ” Vozes que Enfrentam: da Resistência à Denúncia”

O Novembro Negro é uma data importante, que visa celebrar e refletir sobre a resistência e a luta da população negra. É com essa força que o Núcleo de Estudos Afro-latino-americanos, dos povos originários, quilombolas e diversidades (NEABI- ARA) está organizando 3º Novembro Negro, intitulado “Vozes que Enfrentam: da Resistência à Denúncia”.

Uma de nossas ações é uma campanha para enfatizar que não aceitaremos mais que pessoas negras da comunidade acadêmica UFSC sofram violências cotidianas dentro da instituição. Reconhecer e expor as manifestações de racismo é um passo fundamental para combatê-lo, e para isso é preciso dar o nome às situações vivenciadas dentro da UFSC .

Sabemos das correlações de forças que tem dentro da universidade e do quanto às vezes é difícil fazer e sustentar uma denúncia, por este motivo criamos a campanha “Vozes que Enfrentam”, a fim de denunciar, com o devido sigilo assegurado, casos de racismo na UFSC.

Fizemos o formulário (Click aqui) com a finalidade de reunir relatos que servirão como base para a campanha. Os relatos podem ser relacionados à docentes, TAEs, estudantes, trabalhadoras(es) terceirizadas(os) e demais pessoas da comunidade acadêmica e esses testemunhos são fundamentais para dar visibilidade a situações que precisam ser denunciadas.

Podem preencher o formulário pessoas que sofreram racismo ou pessoas que presenciaram atos racistas em relação a alguém dentro do campus. Após coletar as informações nós montaremos uma arte como a imagem a seguir e enviaremos a versão final para o e-mail informado neste formulário, assim você poderá aprovar antes de encaminharmos para a divulgação.

Exemplo:

“Minha professora racista perguntou se poderia tocar no meu cabelo para ver como ele é”. (Estudante do Campus Araranguá)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Vivência de Massoterapia Integrativa como Prevenção na Saúde , atividade alusiva ao Novembro Negro: “Vozes que Enfrentam: Da Resistência Denúncia” .

A atividade será realizada no dia 14 de dezembro de 2024 das 9h às 16h , na cantina com a nossa convidada Gisele Costa, vagas limitadas (30 vagas) .

Para mais informações e inscrições, utilize o QR Code disponível. ou no link https://forms.gle/1Cg4h5WYFfD57fwN6

 

 

Reunião Geral de organização Novembro Negro

Data: 22/10/2024

Local: sala 112

 

Os trabalhos foram organizados por Grupo de Trabalho(GT):

 

  • GT de Divulgação (criar a  identidade visual do novembro negro e mídias);
  • Mesas de debate (PRAE e PROAFE);
  • GT Campanha de enfrentamento ao Racismo;
  • GT Campeonato de Futebol;
  • GT Organização Primeira Parada Negra de Araranguá 20/11 ;
  • GT Mini Curso :  Vivência de MASSO-TERAPIA INTEGRATIVA COMO PREVENÇÃO NA SAÚDE

 


NEABI convida todas as pessoas para as atividades do Novembro Negro/2023:

 

 

    

 

 

 

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.